Tradição Caiçara é celebrada em Oficina de Vivência Ancestral – Pisar o Barro no dia 1º de maio
Na próxima quarta-feira, 1° de maio, das 9h às 11h, será realizada, na Praça da Figueira, no bairro São Francisco, a Oficina de Vivência Ancestral – Pisar o Barro, ministrada pela artista e ceramista Cida Ivanov.
A atividade conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), e proporcionará aos participantes uma experiência única de conexão com a ancestralidade caiçara.
Esta vivência ritualística propõe uma imersão na tradição da construção caiçara, utilizando a técnica de pisar o barro, tradicionalmente empregada na construção de casas de taipa. Sob uma lona estendida na Praça, os participantes serão convidados a formar uma roda, unindo seus braços enquanto pisam o barro ao som de músicas da Cultura Caiçara e cânticos tradicionais. Ao final da ‘pisada’, todos serão conduzidos até o mar para lavar os pés.
Após a atividade, uma bancada estará disponível no local, onde os integrantes desenvolverão uma peça representativa desse momento lúdico, que será posteriormente levada ao Ateliê Cerâmica do São Francisco para a queima.
“Pisar o barro é um movimento tão intenso que até a alma da gente dança, uma experiência incrível que me enche os olhos e o coração.”, comenta Cida Ivanov, idealizador da Oficina de Vivência Ancestral. “O barro é cura. Ninguém que entra ali consegue sair exatamente igual, não mesmo. O contato direto e intenso dos pés, da pele, da energia que circula em nosso corpo com a terra é muito forte e, se você sabe aproveitar esse momento, consegue deixar ali uma centena de coisas que não quer mais.”, ressalta.
Serviço:
Oficina de Vivência Ancestral – Pisar o Barro, com Cida Ivanov
Data: 1º de maio (quarta-feira)
Horário: das 9h às 11h
Local: Praça da Figueira – São Francisco
Aberto ao público a partir de 4 anos de idade.