Marco do cinema, ‘Central do Brasil’ tem exibição em Boiçucanga na reinauguração do Escambau Cultura

Imagine uma cena: uma noite quente com uma brisa que vem do mar, coqueiros, um guapuruvu, estrelas no céu, um quintal cheio de pessoas e… um telão passando um filme. Este é o Céu de Cinema, o novo projeto do Escambau Cultura que promove o cinema ao ar livre em São Sebastião.

A estreia do Céu de Cinema será nesta sexta-feira (21), às 19h, com a exibição do filme ‘Central do Brasil’. Com fotografia e trilha sonora incríveis, ele é um marco do cinema brasileiro, fazendo parte do reflorescimento da produção nacional e de seu fortalecimento. Será uma noite para celebrar o cinema nacional, os encontros e as possibilidades de criação e transformação que a cultura traz.

Contemplado pelo edital nº1/2023 da Lei Paulo Gustavo, executado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), o projeto Céu de Cinema trouxe melhorias nas exibições, ampliação da capacidade de público e medidas de acessibilidade.

Foram realizadas adequações no espaço físico para tornar a sessão mais confortável e permitir exibições mesmo em dias de chuva; a compra de mobiliário que aumente a capacidade de público e acolha a diversidade de pessoas; e a compra de equipamentos para melhorar a qualidade das exibições.

Outra frente de atuação é a formação de público com foco em diversificar os frequentadores das sessões de cinema. Para isto, foi realizado um processo de articulação e fortalecimento do relacionamento com escolas, grupos comunitários, organizações e outras iniciativas.

O Escambau Cultura é um espaço cultural independente que há quatro anos realiza sessões de cinema com filmes com relevância artística e cultural. Essa atuação só é possível graças à parceria com o Cinema na Kombi que disponibiliza o apoio técnico e participa da curadoria. Agora, em 2024, chega o projeto Céu de Cinema para trazer um novo capítulo à essa história.

O projeto Céu de Cinema é mais uma ação que fortalece o Escambau Cultura como um espaço cultural relevante na região. São mais de quatro anos de atuação, cerca de 200 atividades e um público estimado em seis mil pessoas. Além do cinema, são realizadas rotineiramente oficinas, exposições, slams, saraus e atividades gastronômicas.

Sinopse Central do Brasil

Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Serviço

Exibição Central do Brasil no Céu de Cinema

Data: 21 de junho (sexta-feira)

Horário: às 19h

Local: Escambau Cultura

Endereço: Rua Benjamim Manoel dos Santos, 326, bairro Boiçucanga.

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 12 anos

Foto: Juliana Sada | Divulgação

×