Exposição ‘A Ancestralidade na Cerâmica’ conecta passado e presente na Casa da Cultura de São Sebastião
A exposição ‘A Ancestralidade na Cerâmica’, com obras dos artistas Máyy Koffler e Carlo Cury, ocorre na Casa da Cultura de São Sebastião, no Centro Histórico do município, conectando o presente e o passado e revelando detalhes da cerâmica dos povos originários.
Foi assim que a arte-ceramista Máyy Koffler buscou e aprendeu técnicas milenares da cultura Vicus (500 aC a 500 dC) como o paleteado e a queima em negativo, preservadas pelos ceramistas da região de Piura, no Norte do Peru, incorporando-as em suas peças autorais. Conhecer técnicas do passado e dar-lhes características contemporâneas na forma e na linguagem é o desafio enfrentado com técnica e sensibilidade pela artista plástica.
Carlo Cury, por sua vez, apresenta um trabalho que reflete suas vivências com ceramistas de diferentes partes da América Latina, além de mestres do Pará. Na sala intitulada ‘Sonoridade Ancestral’, Cury exibe peças cerâmicas sonoras que evocam a ancestralidade, utilizando elementos da natureza e referências indígenas. Seu trabalho inclui réplicas arqueológicas pré-coloniais, enriquecidas por toques pessoais que refletem a harmonia entre o passado e o presente.
A mostra contempla também peças produzidas pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, resultado de estudos junto ao acervo do MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí. A partir de fragmentos arqueológicos e pesquisa sobre as formas e os grafismos, o Grupo replica a cerâmica Tupi-guarani, atualmente adormecida para os povos dessa cultura.
A entrada é gratuita e a exposição ‘A Ancestralidade na Cerâmica’ pode ser visitada até o dia 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e também aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h.
Serviço
Exposição ‘A Ancestralidade na Cerâmica’, de Máyy Koffler e Carlo Cury
Visitação: De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h. Até 10 de novembro.
Local: Casa da Cultura de São Sebastião
Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro Histórico
Entrada gratuita