Comunidade Negra Iadalin São Sebastião realiza evento ‘Ressignificando o 13 de maio’ no domingo
A Comunidade Negra Iadalin São Sebastião realiza, neste domingo (23), das 10h às 19h, na Área de Lazer do Itatinga, o evento ‘Ressignificando o 13 de maio…Estamos Realmente Livres?’.
Será um dia repleto de atividades que honram a história e cultura afro, incluindo Radiola, Batuque, Espaço Afro-Brincante, Sarau, Batalha de Rima, Poesia, Ciranda e Contação de História.
Este evento é uma oportunidade para refletir e discutir sobre o significado do 13 de maio, questionando se a liberdade conquistada há mais de um século se traduz em uma verdadeira emancipação nos dias de hoje. Em 13 de maio de 1888, há 136 anos, foi sancionada a Lei Áurea, que oficialmente libertava as pessoas escravizadas no Brasil.
“A abolição da escravatura não veio acompanhada de políticas de integração e reparação para os libertos, deixando-os à margem da sociedade, sem acesso à terra, educação ou oportunidades de trabalho dignas.No entanto, nossos ancestrais, sobrevivendo às condições mais adversas, conseguiram deixar um rico legado em cultura, educação, ciência, tecnologia, espiritualidade, dentre outros, para nós, filhos e filhas da diáspora. A resistência e a resiliência demonstradas ao longo dos anos têm sido fundamentais para a construção de uma identidade forte e orgulhosa.”, ressalta Cris Oliveira, membro da Comunidade Negra Iadalin.
A atividade conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).
Serviço:
Ressignificando o 13 de maio
Data: 23 de junho de 2024 (domingo)
Local: Área de Lazer do Itatinga
10h às 11h – Acolhimento e apresentação dos Coletivos
11h às 12h – Contação de histórias com Zilza Helena
12h às 13h – Espaço Afro-brincante Cris Oliveira
13h às 14h – Coletivo Cria do Topo e Batalha de Rima
14h às 15h – Sarau com Agrício Brasilino, Beth Rocha e Marcelo Brasil
15h às 15h40 – Ciranda com Letícia Andra
16h às 17h – Roda de conversa sobre a ressignificação da data 13 de maio com as mediadoras Rosinéa Garçon e Bruna Lopes
17h às 18h – Batuque Caiçara
18h às 19h – Encerramento
Radiola com Riva Decibéis durante todo o evento
*Programação sujeita a alteração