Casa da Cultura de São Sebastião recebe exposição ‘Memórias’, dos artistas Cari e Flávio Girão

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realiza, nesta sexta-feira (28), às 19h, a abertura da exposição ‘Memórias’, na Casa da Cultura, no Centro Histórico do município.

A mostra reúne um conjunto de obras de artes dos artistas locais Carlos Pinto Cesar Junior, conhecido como Cari, e Flavio Girão Carvalho Júnior, cujas trajetórias são marcadas por encontros transformadores, dedicação e um profundo amor pela natureza, refletidos de maneira única em suas criações.

A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até o dia 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e também aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h.

Sobre Carlos Pinto Cesar Junior ‘Cari’

Carlos Pinto Cesar Junior, mais conhecido como Cari, nasceu no Rio de Janeiro em 1954. Desde 1990, ele escolheu a encantadora cidade de São Sebastião como seu lar. Marceneiro por vocação, Cari teve a sorte de conhecer o renomado artista Frans Krajcberg em 1987. Esse encontro marcante o levou a uma temporada inesquecível na Amazônia e na Bahia, onde colaborou nas esculturas de Krajcberg que seriam expostas em Seul, na Coreia do Sul, durante as Olimpíadas de 1988.

A influência de Krajcberg foi decisiva para a trajetória artística de Cari. Inspirado e incentivado pelo mestre, ele começou a produzir suas próprias esculturas, entalhes e pinturas, desenvolvendo um estilo único que reflete tanto sua habilidade com a madeira quanto seu profundo respeito pela natureza.

Hoje, Cari reside em Barequeçaba, onde mantém sua oficina. É lá que ele cria suas impressionantes mandalas, utilizando madeirite e tinta acrílica. Suas obras são uma fusão de técnica e espiritualidade, capturando a essência do equilíbrio e da harmonia.

Sobre Flávio Girão Carvalho Júnior

Nascido em São Paulo, em 1953, frequentou cursos livres de arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no Instituto de Arte e Decoração (IADE) até os 17 anos de idade.

Foi então morar em Ubatuba, onde teve a oportunidade de frequentar o ateliê do escultor e pintor Da Motta, onde foi introduzido na arte da escultura em madeira, conhecendo também o trabalho do Bigode e Pio, escultores e entalhadores de madeira locais.

Em 2008, passou a morar em São Sebastião, participando de exposições e salões de arte da região.

Integrou o grupo ‘Arte Viva’ liderado pelo artista plástico Antônio Carelli, participando de algumas exposições nas cidades do Litoral Norte e aprendendo muito com esse grande artista e ser humano.

Esse trabalho atual retrata lembranças e impressões de 50 anos de Litoral Norte, usando quadros e desenhos antigos em uma espécie de colagem digital, unindo a Inteligência Artificial com a espontaneidade do gesto da pintura.

‘Memórias’ foi um projeto de três anos, um trabalho que contou com a ajuda de sua filha Stella Maris, na impressão dos tecidos.

Serviço

Exposição ‘Memórias’, com Carlos Pinto Cesar Junior ‘Cari’ e Flavio Girão Carvalho Júnior

Abertura: 28 de junho, às 19h

Visitação: De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h. Até 25 de agosto.

Local: Casa da Cultura

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro Histórico

Entrada gratuita

×