Cantora e compositora Sonia Lopes lança videoclipe gravado na Baía do Araçá
A cantora e compositora Sonia Lopes está com um novo projeto musical que terá lançamentos nos dias 8 e 15 de março, em São Sebastião.
O projeto conta com um videoclipe realizado a partir da canção, em ritmo de valsa, intitulada ‘Seu Guaiá’ e que mostra o encontro do caranguejo da espécie Guaiamu com o mergulhão ‘Biguá’ em uma costeira próxima ao remanescente de mangue, na Baía do Araçá.
A apresentação do projeto será feita para cerca de 350 crianças de dois projetos sociais do município: Projeto Garoçá, localizado no Jaraguá – Costa Norte, no dia 8, às 14h, e Projeto Viração, que fica no Varadouro, região central, no dia 15, às 14h30. Junto com o lançamento os espaços receberão um pocket show, palestra e roda de conversa.
“Fiquei muito feliz quando as coordenadoras dos projetos sociais aceitaram realizar os lançamentos em suas sedes. O videoclipe mostra a beleza natural que existe na Baía do Araçá e possibilita tratar de consciência ambiental com uma linguagem simples, falando do nosso manguezal, dos animais e da cultura caiçara. E também acolhe pessoas que vieram morar aqui e se apaixonaram, assim como eu”, disse Sonia Lopes.
Ela conta que a canção ‘Seu Guaiá’ foi um presente do compositor Márcio Henrique de Moraes, poeta e professor de música que vive no Guarujá. “Quando recebi a canção, enviada por Yara de Moraes, me encantei de primeira e já comecei a trabalhar no projeto. Mostrei logo para o Gustavo Rocha que fez a direção musical e é violoncelista”, relembra.
O projeto faz parte do edital da Lei Paulo Gustavo para Seleção de Projetos de Audiovisual e para Seleção de Propostas e Projetos Artísticos e Culturais – LPG-SS-SP nº 01/2023 – pela Lei Complementar Federal nº 195/22, executado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), sob anuência do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).
Ao apresentar seu projeto, Sonia Lopes descreve a realização de videoclipe com música regional, que aborda a convivência dos nativos caiçaras com os que escolheram, como ela, viver em São Sebastião e aqui fixaram raízes, e como a relação se assemelha ao que acontece com as espécies no ecossistema da costeira, onde os guaiamuns dos manguezais coexistem com os biguás.
“A mensagem principal é o afeto, a valorização e o cuidado que nossa cidade merece, em respeito à fauna e às riquezas naturais, no contexto do grande aumento populacional, urbanização e ampliação do porto”.
Sonia ainda destaca que no Manguezal do Araçá, área de maior impacto pelas obras do porto, vive o Guaiá que ilustra cenas da vida que resiste no manguezal. “Nosso olhar poético sobre esse tema visa estimular os cuidados cada vez mais necessários vindos da população (educacional) e do poder público para nossa natureza, que é fonte de renda e orgulho de todos os cidadãos”.
A música fala do encontro do caranguejo ‘Guaiá’ com o mergulhão ‘Biguá’ em uma costeira da Baía do Araçá. “É um pedido de licença poética para morar nesta cidade, cuidar da natureza e participar da cultura local. As cenas neste exuberante remanescente de manguezal são a tônica deste projeto de videoclipe que valoriza o cenário natural do nosso município”, complementa.
Além de Sonia Lopes e Gustavo Rocha, a equipe técnica é composta por Ester Tsunashima (flauta transversal), Adilson do Espírito Santo (trompete), Michelle Corrêa (produção geral), Valdinei Silva (direção de som e luz), Rafael Oliveira (captação e edição de imagens) e Abner Oliveira (gravação e mixagem)
As visitas técnicas e captações de imagens foram acompanhadas por Maria Cecília Nobre Borges, uma apaixonada pela Baía do Araçá. Filha de quarta geração de caiçaras dessa região, Ciça como é chamada, descreve esse trabalho como um dos mais importantes desenvolvidos até hoje, pois a arte traz leveza para o ativismo ambiental e atrai outros olhares.
Currículo
Sonia Lopes é gestora de projetos culturais, cantora, compositora e instrumentista. Atua como musicista em shows, saraus e eventos culturais no Litoral Norte. Já participou de musicais com a Banda Municipal de São Sebastião com releituras e músicas autorais e é responsável pela criação do projeto ‘Maria Viola & Maria Pirueta’, onde atua, semanalmente, em escolas públicas da região desde setembro de 2014.
Em março de 2020, realizou o ‘Sarau Azul’ no Teatro Municipal de São Sebastião. Logo após, iniciou o Projeto #Insônia Online – (na pandemia da Covid-19), com mais de 80 publicações em redes sociais, tendo sido contemplado pela Lei Aldir Blanc em março de 2021. Também participou da Festa Literária Internacional de São Sebastião (FLISS), em 2021, pelo Instituto Mpumalanga.
Em 2023 realizou turnê em Portugal e Espanha com o objetivo de fortalecer seu trabalho, Sarau Azul, levando poetas brasileiros consagrados como Cecília Meireles, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Ferreira Gullar, além de canções autorais interligando a poesia nacional ao trabalho regional.
Ainda no ano passado, lançou na Casa da Cultura o show de lançamento do Videoclipe ‘O Sorriso da Noiva’, trabalho autoral relativo à conservação do Patrimônio Histórico Convento Nossa Senhora do Amparo. Esse projeto foi contemplado pelo Edital 002/22- Programa de Fomento Cultural de São Sebastião – Produção de Projetos Artísticos Culturais.
Confira a letra de ‘Seu Guaiá’
O Guaiá não para de me olhar
no cantinho de um mar que escolheu prá morar
O Guaiá não para de me olhar
preocupado se eu vou tirá-lo de lá
O Guaiá não para de me olhar
me dizendo assim, saia logo daqui
Seu Guaiá eu me chamo Biguá
Já vou logo falar que também
escolhi esse lugar prá morar
Serviço
Lançamento do videoclipe ‘Seu Guaiá’, pocket show e palestra
Dia: 8 de março – sexta-feira
Horário: 14h
Local: Projeto Garoçá, no Jaraguá, São Sebastião
Dia: 15 de março – sexta-feira
Horário: 14h30
Local: Projeto Viração, no Varadouro, São Sebastião