Biblioteca Municipal de São Sebastião realiza atividades em celebração ao Dia do Caiçara
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ apresenta, até o dia 29 de março, na Biblioteca Municipal ‘Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho’, a exposição ‘Paisagens Caiçaras’.
O objetivo da mostra é homenagear o Dia do Caiçara, comemorado em 15 de março, divulgando o acervo de livros da Biblioteca, de diversos gêneros que retratam espaços geográficos, modos de ser, estar e viver deste universo, além de seu valor como patrimônio imaterial. São narrativas produzidas por pessoas com olhares diferentes sobre esta cultura, trazendo uma experiência sensível e plural ao leitor, informações sobre a cidade, as praias e a fauna e flora que compõem a deslumbrante paisagem de São Sebastião.
Cinema Caiçara infanto-juvenil
Integrando a programação, na segunda-feira (25), às 9h e às 14h, serão exibidos no projeto ‘Cinema Caiçara infanto-juvenil’ quatro inspiradores curtas metragens voltados ao público infanto-juvenil, que terá a oportunidade de mergulhar no universo cultural à beira-mar.
Essa programação conta com três animações inspiradas nas lendas caiçaras: ‘Pedra do Sino’, ‘Mãe de Ouro’ e ‘Abricó do Pontal’ que agradarão não só os pequeninos, mas pessoas de todas as idades.
Há, ainda, um documentário que aborda de forma poética a vida do caranguejo Guaiamu. Ele pretende despertar a curiosidade e a consciência ambiental.
Os quatro curtas foram dirigidos pela escritora Janaína de Figueiredo, Bárbara Coimbra e Luís Filipe Rodrigues.
Palestra com a fotógrafa Nicia Guerriero
Na terça-feira (26), às 14h, a fotógrafa, escritora e editora Nicia Guerriero apresentará seus livros e realizará uma palestra para o público geral e estudantes do município.
A fotágrafa retratou a Costa Sul de São Sebastião em centenas de cartões postais e escreveu quatro livros sobre o meio ambiente e a cultura local, sendo eles ‘Carapirás – Entendendo o peixe de Boiçucanga’ (1994), ‘Costa Sul do Litoral Norte’ (1998), ‘Praias na Serra do Mar’ (2008); e ‘Carapirás – Um olhar sobre São Sebastião’ (2022), projeto contemplado pelo Edital de Fomento Cultural da Fundass. Ela ainda editou também outras cinco publicações.