Banda Municipal de São Sebastião participa de evento em Fivizzano, cidade-irmã na Itália

A convite do prefeito de Fivizzano, Gianluigi Giannetti, a tradicional Banda Municipal de São Sebastião ‘Maestro Manoel Ladislau de Mattos’ marcou presença na 21ª edição do evento Sapori Fivizzano, de 30 de maio a 2 de junho, na cidade-irmã Fivizzano, Província de Massa-Carrara, região da Toscana, na Itália.

A banda foi representada por sete músicos regidos pelo maestro Almir Clemente e apresentou o melhor da música brasileira, em especial o samba, interagindo com o público e levando um pedaço do Brasil pelas ruas do Centro Histórico de Fivizzano.

Os integrantes também tiveram a oportunidade de visitar equipamentos culturais, museus e trocar experiencias, dividindo palco com músicos italianos em uma mesma apresentação.   

O prefeito Felipe Augusto acompanhou a Banda Municipal e esteve presente no evento ao lado das autoridades Gianluigi Giannetti, prefeito de Fivizzano; Eugenio Giani, presidente da região da Toscana; Guido Aprea, prefeito da Província de Massa-Carrara; e Samuele Lastrucci, diretor do Museu Medici di Firenze.

Passeando por diversos estilos e gêneros musicais, dentre os quais se destacam marchas militares e dobrados, mantendo a tradição de bandas de coreto e arranjos do gênero popular, a corporação foi um dos grandes destaques do evento.

Vale ressaltar que em 10 de setembro de 2019, o prefeito Felipe Augusto declarou cidades-irmãs os municípios de São Sebastião e de Fivizzano, por meio da Lei Municipal nº 2.641/2019. Visando o fortalecimento das ações ligadas à Lei, foi firmado um acordo de cooperação entre as cidades para o fortalecimento dos laços de amizade e cultura para buscar a promoção dos movimentos culturais italianos e brasileiros, assegurando um intercâmbio que fomente a parceria entre as cidades-irmãs.

Sobre a Banda Municipal

Criada oficialmente em 26 de outubro de 1979, pela lei nº 279/79, a banda existe de fato desde 1920, organizada na época pelo então maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Em 1950, o maestro Benedito Múrcio assumiu a regência. Já em 1979 foi oficializada por decreto, passando então a ter existência de direito, porém, alcançando a denominação de Banda de Música da Prefeitura da cidade somente em 1999.

Sua reestreia oficial ocorreu em 16 de março de 1980, sob a regência do Maestro Cides Rischter, que atuou até 1984, quando assumiu em seu lugar o maestro Lourival Pereira de Albuquerque. Em agosto de 1998, após a aposentadoria do maestro Lourival, assumiu a regência Almir Clemente.

Em 9 de fevereiro de 1999, por meio do projeto de lei da Câmara Municipal nº 1.319/99, recebeu o nome de seu primeiro regente, passando a denominar-se Banda Municipal ‘Maestro Manoel Ladislau de Mattos’.

As retretas da Banda Municipal são sempre aos domingos, a partir das 17h, no calçadão da Rua da Praia, em frente à Casa da Música.

×