Estudantes de São Sebastião visitam Sítio Arqueológico do bairro São Francisco


Os alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, localizada no Pontal da Cruz, vivenciaram um dia repleto de história e cultura durante as visitas monitoradas ao Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, na última segunda e terça-feira (19 e 20/5).
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer esse importante patrimônio cultural de São Sebastião, situado em meio ao Parque Estadual Serra do Mar, a 260 metros de altitude, ampliando o conhecimento histórico e conectando os alunos com a cultura local.
O Sítio Arqueológico é objeto de constantes estudos por conta de abrigar ruínas de construções do século XIX de uma antiga fazenda de escravos e de uma antiga capela. Há vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica utilizada para as construções.
Vale ressaltar que o espaço é gerido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (Setur). Possui ponto de apoio e de atendimento aos visitantes, trilha estruturada com degraus e corrimãos de madeira, deck de contemplação, placas informativas, áreas de descanso e recuo para embarque e desembarque de visitantes.
O Sítio Arqueológico São Francisco tem também equipe capacitada e comprometida com a preservação patrimonial, arqueológica e ambiental e cuidados com os visitantes. A Fundass mantém, de forma contínua, equipe especializada para manutenção de toda a estrutura e conta ainda com a parceria da Setur para os agendamentos das visitações.
De acordo com um levantamento do Observatório de Turismo de São Sebastião, desde a reabertura em julho de 2024, o local já recebeu cerca de 2.200 visitantes, distribuídos em mais de 170 visitas, entre excursões escolares, visitas técnicas e passeios em família. A maioria dos visitantes é de São Sebastião, mas o espaço também atraiu turistas de outros estados, como Minas Gerais e Paraná, além de visitantes internacionais do Canadá, Itália e Austrália.
Para visitá-lo, o interessado deve estar obrigatoriamente acompanhado de um guia credenciado. Atualmente, 37 monitores ambientais estão cadastrados junto à Setur e mais de 80 monitores foram capacitados na última formação realizada em parceria com a Fundação Florestal e Parque Estadual Serra do Mar. Para mais informações sobre os guias ou agências que realizam o passeio, é necessário acessar o site www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/sitio-arqueologico-do-sao-francisco e entrar em contato diretamente com um guia para o agendamento.
Serviço:
Sítio Arqueológico São Francisco
Endereço: Avenida Professor Armando Datino, 135 – Praia da Figueira
Estimativa de duração do passeio (ida e volta): 4 horas
Extensão da trilha: 2.200 metros
Nível de dificuldade: Médio
Monitoria: Obrigatória
Horário da Trilha: 8h às 17h – segunda a domingo
Agendamentos: Diretamente com guia cadastrado – www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/sitio-arqueologico-do-sao-francisco.