Museu de Arte Sacra é contemplado pelo Edital ProAC

O Museu de Arte Sacra, instalado na histórica Capela de São Gonçalo, no Centro Histórico de São Sebastião, foi contemplado pelo Edital ProAC Nº 33/2023, destinado ao apoio financeiro para exposições em museus.

O edital visa fomentar projetos voltados à educação e à exposição museológica, com o desenvolvimento de atividades educativas e expográficas. Com o aporte, o Museu de Arte Sacra poderá investir em novos suportes e cúpulas que irão renovar o layout de suas exposições, otimizar a apresentação das peças sacras, além de criar QR Codes para acesso a audiodescrição em português e inglês. O projeto inclui também uma pesquisa histórica aprofundada e a criação de conteúdo audiovisual que conta a trajetória do museu e destaca a relevância do acervo para a cultura local.

Sobre o Museu de Arte Sacra de São Sebastião

O Museu de Arte Sacra foi instalado na Capela de São Gonçalo em 1981, por meio de parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, o Governo do Estado e a Cúria Diocesana de Santos. O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico), órgão do Governo do Estado, se responsabilizou pela reforma da Capela do século XVII, que se encontrava em mau estado de conservação, bem como pelo projeto museológico, e a Cúria cedeu o espaço e as peças de arte sacra do acervo da Paróquia de São Sebastião.

A partir da abertura do Museu, a Prefeitura ficou responsável pela manutenção e funcionamento do espaço. Em 1996, com orientação e parceria do IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Paraty e Rio de Janeiro, o museu foi reorganizado, passou por reforma de manutenção e adicionou novas peças da Paróquia de São Sebastião ao acervo.

Em novembro de 2023, a Prefeitura de São Sebastião e a Fundass realizou nova restauração e a exposição recebeu novas peças provenientes do antigo Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo.

Educação e valorização da cultura caiçara

O Museu de Arte Sacra recebe anualmente cerca de 5.000 visitantes nas visitas monitoradas realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, promovendo a valorização e disseminação do patrimônio histórico e cultural da região. A exposição oferece um panorama sobre importantes manifestações culturais da cidade, incluindo a Festa do Divino e a Congada, e traz informações detalhadas sobre o Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo e a própria Capela de São Gonçalo.

A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) é responsável pela manutenção do museu, assegurando que o espaço continue acessível e preservado, incentivando o reconhecimento da herança caiçara e da arte sacra brasileira.

×