1ª Festa do Fandango Caiçara de São Sebastião reuniu diversos grupos do Litoral de São Paulo e Rio de Janeiro

No dia 25 de maio, ocorreu a 1ª Festa do Fandango Caiçara de São Sebastião no Espaço Cultural Batuíra, no tradicional bairro São Francisco. O evento reuniu diversos grupos do Fandango Caiçara de todo o Litoral Norte e também de Paraty (RJ), de onde vieram as componentes da Ciranda Mulheres da Terra que se apresentaram pela primeira vez, marcando a cidade na história do grupo.

O evento foi realizado pelo Grupo Aleluia de Fandango Caiçara e contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

Cercado de muita emoção pelas lembranças que os cantos das cirandas fandangueiras proporcionaram, a atividade contou também com feira de artesanato, um ciclo de palestras sobre o fandango e a apresentação de grupos musicais que abrilhantaram a festa.

No café da manhã, a acolhida dos convidados foi regada com café de garapa, ova de tainha, batata doce e bolo caseiro.

Durante a roda de conversa promovida no evento, foram registradas diversas demandas importantes para o Fandango Caiçara em São Sebastião, discussões sobre o Dia do Caiçara, a criação da Associação Amanhece do Grupo Aleluia e o pedido de reconhecimento do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural Imaterial de São Sebastião.

Após a aprovação das solicitações, Luzia Prado, a Santinha do Grupo Aleluia agradeceu a todos e deu por encerrado o evento, prometendo estar junto na próxima festa com mais um mutirão cultural do Fandango Caiçara.

Em seguida, foram todos para o Balneário dos Trabalhadores, onde a cantoria do ‘Amanhece’ seguiu pela madrugada.

O Fandango Caiçara é um estilo musical reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e está na lista das Melhores Práticas do Patrimônio Imaterial da Humanidade da UNESCO. Participaram os grupos Ciranda Mulheres da Terra de Paraty, Aleluia, Caiçaras Fandangueiros e Samburá de São Sebastião, Ciranda Caiçara de Ubatuba e Cantagalo de Caraguatatuba.

As palestras foram proferidas por Rogério Estevenel, Lavínia de Matos, Felipe Santana, Niuara Leal, Ostinho Garcez e Mestre Arlindo de Mattos.

×